QUEM SOMOS

.
 

BEM-VINDOS! 

  

Bem-vindo ao site da

Primeira Igreja Evangélica Baptista de Vila Nova de Gaia. 

Sinta-se livre para ler todas as secções disponíveis e saber um pouco mais acerca do nosso trabalho e da nossa razão de existir.

Desejamos sinceramente que o contacto connosco o possa motivar e despertar para desenvolver a sua experiência com Deus, de modo a ter um encontro real com Cristo.

Se tiver perguntas acerca da sua fé não hesite em colocá-las. Teremos todo o prazer em poder ajudá-lo.

Um abraço amigo,

Ludgero Coelho

                                                        Pastor  

 Somos um grupo de cristãos residentes no concelho de Vila Nova de Gaia e que em 1969 se organizou, enquanto comunidade eclesiástica, para realizar cultos públicos e para dar expressão à nossa fé através da adoração a Deus. Embora sendo uma igreja local, fazemos parte de uma grande família de crentes em Jesus Cristo, que conta com alguns milhares em Portugal e com alguns milhões espalhados por todo o mundo, de entre os quais destacamos alguns nomes famosos, como por exemplo: Martin Luther King, pastor baptista e Prémio Nobel da Paz (1964); Billy Graham, pastor baptista e evangelista internacional; Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos da América e Prémio Nobel da Paz (2002). 

A nível nacional estamos filiados na Associação Baptista do Norte (ABN), na Convenção Baptista Portuguesa (CBP) e na Aliança Evangélica Portuguesa (AEP). A nível internacional fazemos parte da Federação Baptista Europeia (EBF), bem como da Aliança Baptista Mundial (WBA). 

 

O QUE CREMOS

As nossas crenças ou doutrinas baseiam-se essencialmente nos ensinamentos de Jesus, registados no Novo Testamento e transmitidos a nós pelos apóstolos. Duma forma sumária diríamos que as nossas doutrinas se resumem a: uma só PALAVRA – A Palavra de Deus; uma só FÉ – fé exclusiva em Deus; e uma só GRAÇA –   a graça de Deus. Mais detalhadamente:   

  • Cremos em um só Deus triuno, a quem exclusivamente adoramos, revelado em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.
  • Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus divinamente inspirada, e por isso a consideramos a nossa única regra de fé e de prática.
  • Cremos que cada ser humano é pecador e absolutamente incapaz de obter a salvação eterna pelos seus próprios méritos ou capacidades.
  • Cremos que Jesus Cristo é o nosso único e suficiente Salvador, bem como o único mediador entre Deus e os homens. Assim, para obter a salvação, cada ser humano precisa de se arrepender dos seus pecados, crer em Jesus e aceitar o Seu sacrifício na cruz.
  • Cremos que a igreja é o “Corpo de Cristo” e, como tal, defendemos uma relação de absoluta igualdade de deveres e privilégios entre os seus membros independentemente da sua raça, cultura ou estatuto social.
  • Cremos numa completa separação entre a Igreja e o Estado.
  • Cremos nos direitos humanos e na dignidade da pessoa humana, como criação de Deus. Logo, cremos no direito à vida, à educação, à liberdade de expressão, de consciência e de religião.
  • Cremos que o centro de toda a cultura é a cultura da alma e que nunca teremos uma sociedade justa e digna se não valorizarmos a vertente espiritual da vida. Por isso, cremos na conversão do ser humano e na sua transformação espiritual a partir do seu interior.

  

O NOSSO PROPÓSITO

 

 A nossa missão como Igreja Evangélica Baptista consiste prioritariamente na proclamação do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, que é “o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê”, em obediência ao IDE de Jesus. Importa, pois, convidar todas as pessoas para que creiam e venham, não só a encontrar-se a si próprias na sua condição espiritual de pecadores perdidos, mas também a ter um encontro verdadeiro com o Cristo vivo. Certos de que Deus está interessado na salvação e transformação do homem total, tendo em vista o homem novo, promovemos ainda a educação, a liberdade religiosa e o apoio social aos mais desfavorecidos.   Finalmente, e embora os nossos cultos se realizem especialmente ao domingo, procuramos durante a semana integrar a nossa fé no contexto da nossa vida profissional, de modo a darmos o nosso contributo para uma sociedade mais renovada, marcada pelos valores do amor, da justiça, de dignidade e da verdade.

Pacto das Igrejas Baptistas

Tendo sido levados, como cremos, pelo Espírito de Deus, a aceitar o Senhor Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador, e tendo sido baptizados sob profissão da nossa fé, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, agora, na presença de Deus, dos anjos e desta congregação, muito solene e alegremente, entramos no seguinte pacto como um corpo em Cristo: Comprometemo-nos, com o auxílio do Espírito Santo a andar juntamente no amor Cristão; a trabalhar para o progresso desta Igreja no conhecimento, na santidade, no conforto, e na espiritualidade; a sustentar os seus cultos, suas doutrinas, suas ordenanças e sua disciplina; a contribuir liberal e regularmente para o sustento do ministério, para as despesas da Igreja, para o auxílio dos pobres, e para a proclamação do Evangelho em todas as nações. Comprometemo-nos também a manter um culto devocional particular e familiar, a educar religiosamente os nossos filhos, a procurar a salvação de todos especialmente dos nossos parentes, amigos e conhecidos; a ser correctos em nossas transacções, fiéis em nossos compromissos, e exemplares em nossa conduta; a ser industriosos nos trabalhos seculares, a evitar a detracção, a difamação e a ira; a ser zelosos em nossos esforços para estender o reino do nosso Salvador. Além disso, comprometemo-nos a ter cuidado uns dos outros; a lembrar-nos uns dos outros nas orações, a ajudar-nos uns aos outros nas enfermidades e nas necessidades; a cultivar as relações francas e a delicadeza do trato; a não sentir logo as ofensas, mas a tentar estar sempre prontos a perdoá-las, a buscar, quanto possível, a paz com todos os homens; e a procurar pressurosamente conhecer e observar a vontade do nosso Salvador e Senhor. Finalmente, comprometemo-nos, quando sairmos deste lugar para outro, a unir-nos a outra Igreja da mesma fé e ordem em que possamos observar os princípios da Palavra de Deus e o espírito deste pacto. O Senhor nos abençoe e proteja para que possamos ser fieis e sinceros até à morte. Amén.

 

A NOSSA LIDERANÇA

 

Pastor Ludgero Afonso Coelho  [ ludgerocoelho@sapo.pt ]

Directora da Escola Bíblica DominicalAna Maria Coelho

Presidente da União FemininaAbigail Nogueira Macedo

Director da Comissão de MúsicaFernando Barata Vasco

Presidente da Comissão de Acção SocialMaria do Céu Santos

 

 

Anúncios



%d bloggers like this: